- Topônimos: Paranaguá ("enseada do mar"), Iguape ("na enseada do rio"), Serjipe ("no rio dos siris"), Guaratinguetá ("muitas garças"), Tatuí ("rio dos tatus"), Paquetá ("muitas pacas"), Jacareí ("rio dos jacarés"), Araraquara ("toca das araras")
- Nomes de plantas e animais nativos: jacaré, paca , capim , abacaxi, tatu , cutia , sabiá
- Termos cotidianos: arapuca , cutucar , jururu , pindaíba , toró , socar , mutirão , capinar , pereba , mirim
- dialeto caipira: a língua tupi, que era a língua habitual dos bandeirantes que ocuparam as regiões onde se fala atualmente o dialeto caipira, não apresentava alguns sons habitais da língua portuguesa, como os representados pelas letras f, l e r (de "rato", por exemplo) . Isso influenciou o atual dialeto caipira brasileiro. Por exemplo: o dialeto caipira se caracteriza pelo cutural (como em "porta", "carta") e pela substituição do dígrafo "lh" por "i", como em "palha", "milho", que se leem "paia", "mio". Nos dois casos, ocorreu uma adaptação da fonética portuguesa à fonética tupi.
Outro ponto em comum entre a língua tupi e o dialeto caipira é ausência de diferenciação entre singular e plural: abá, em tupi, pode significar tanto "homem" quanto "homens" e o dialeto caipira usa tanto "a casa" quanto "as casa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário